17 setembro 2012

Bons Pensamentos

Ultimamente anda tão difícil escrever, colocar para fora tudo que me vem à cabeça.
No ônibus indo para a faculdade, ô momento para eu pensar e fazer reflexões, mas cadê o papel?
Deixa eu tentar...

Este fim de semana eu finalmente assisti ao filme 'O Segredo'. Não queria muito, estava resistente, mas minha mãe está lendo o livro e quis ver. Engraçado que ela me perguntava o tempo todo se eu estava ou não gostando, se eu acreditava ou não naquilo tudo. Não sei se ela queria a minha aprovação ou me mostrar o quanto estava acreditando naquilo. Diante disso, eu tinha que dizer que acreditava, obviamente. 
Bem, se eu acredito mesmo? O que eu acredito é que quando a gente quer muito que uma mudança ocorra, que as coisas melhorem, mas não temos forças para começarmos e por isso não conseguimos sair de um determinado ponto, qualquer "segredo" que seja do bem é válido e o que é "pregado" em 'O Segredo' não pode fazer mal nenhum, pois não pede nada em troca e estimula o pensamento positivo. Pode bitolar? Sim, pode bitolar, mas que cegue pessoas que não tem mais perspectiva alguma, que não tem mais sonhos, desejos, ambições, cegue todas elas com esperança, com força e coragem para seguirem em frente.
'O Segredo' prega que tudo o que pensamos se manifesta com uma resposta ao estímulo (pensar), Lei da Atração, seja quando pensamos no que queremos ou quando pensamos no que não queremos, o simples ato já focaliza e aquilo acontece, mesmo que não queira.
Pode ser a maior viagem, verdade ou mentira, não me importa. O que acho bacana é a possibilidade que dá a quem não tem mais vontade de viver, a oportunidade que àquela pessoa enxerga e começa a conduzir sua vida, tentando se reerguer, recomeçar.
Claro que para mim, para a minha vida, as coisas não são tão simples como são colocadas pelo livro, mas por que não tentar focar nossos pensamentos em coisas positivas? Mal não há, não é mesmo?
E que minha mãe se mantenha assim, obstinada a conseguir novas coisas, com pensamentos positivos e consiga não somente atrair as coisas que venha a desejar, mas, também, cada vez mais vontade de viver, que afaste qualquer sombra negativa que possa estar por perto dela. É nesse poder que eu acredito.

"Madre Tereza era brilhante. Ela dizia que nunca faria parte de uma passeata anti-guerra. Apenas de passeatas a favor da paz. Ela sabia, entendia o segredo.
Veja o que ela manifestou no mundo. Então, se você for contra a guerra, seja a favor da paz. Se você for contra a fome, seja a favor de que as pessoas tenham mais o que comer. Se você for contra um político específico, seja a favor do seu oponente. Muitas eleições são vencidas pelo candidato que é rejeitado pela maioria porque ele recebe a maior parte da energia e do foco."





_______________________________________________________


Hoje, depois de trabalhar e estudar, eis que caio no site do Casamento Civil Igualitário e começo mais uma sessão de reflexões, mas até que desta vez foi uma mini reflexão. rsrsrs.
Fiquei olhando a linha do tempo que colocaram no site, muito interessante por sinal, e aí a gente vai sabendo como esse processo se deu em outros países. Foi quando eu me deparei com o que mais curti até hoje a respeito desse assunto e que resume bem o que penso em relação ao tema. Lá vai:

"2010 - Islândia 

Em 11 de junho de 2010, o parlamento da Islândia aprovou a legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. A votação foi única no mundo: todos os 49 deputados islandeses aceitaram uma mudança na legislação sobre casamentos, estabelecendo que a união também pode ocorrer entre “homem e homem, mulher e mulher”. Em 27 de junho, a primeira-ministra do país, a social-democrata Johanna Sigurdadottir, casou com a sua parceira, escritora Jonina Leosdottir. Algum tempo atrás, quando Sigurdadottir foi eleita primeira-ministra, o fato de ela ser lésbica foi notícia no mundo inteiro, menos na Islândia, onde a orientação sexual das pessoas não é considerada relevante pela sociedade."

"o fato de ela ser lésbica foi notícia no mundo inteiro, menos na Islândia, onde a orientação sexual das pessoas não é considerada relevante pela sociedade."

Consegue enxergar o quanto isso é sensacional?! Fico imaginando o quanto estamos longe de alcançar algo assim. 
Não deveria ser preciso vestir camisa para nada disso, todos deveriam ter direitos iguais, não deveria existir julgamento, segregação, discussão, isso é tão idade da pedra que chega a ser BIZARRO. As pessoas de antigamente tem outra cabeça, tiveram outra educação.. ai, vamos parar com isso. O preconceito nunca vai deixar de existir, não importa o gênero, tá sempre presente no inconsciente de cada um, o que não quer dizer que por isso vamos segregar, limitar ou impedir as pessoas de serem o que são, cidadãos. 




_______________________________________________________


A tarde, antes de pegar o ônibus para a faculdade, eis que recebo uma ligação da minha mãe com a notícia de que o neto do meu padrinho havia sido atropelado e que está em coma, estado grave. Minha relação com ele? Nenhuma. Acho que o vi uma ou duas vezes, mas sempre ouvi falar muito bem do rapaz. Jovem, uns dezenove anos, toca vários instrumentos, apaixonado por samba e super envolvido nesse meio, trabalhador, estudante, filho único e orgulho da família. Saiu para trabalhar e foi estupidamente atropelado. Por que estou contando isso? Porque me fez ficar mal e estou colocando para fora. Chorei de Botafogo até Niterói. Pela família que ele tem e eles eu conheço, dá para imaginar o quanto esses dias devem estar sendo difíceis. Eu nem precisaria conhecê-los para ficar abalada, afinal, não sou a melhor pessoa para lidar com esse tipo de situação, me abalo demais, ainda mais quando acontece com alguém tão jovem e que, provavelmente, tem muitos planos. 
Chegando em casa eu acabei procurando seu perfil no Facebook e consegui ver alguns comentários de amigos e parentes, parece que foi bem grave mesmo. Agora que está movendo uma das mãos, teve ferimentos faciais graves... não sei mais do que isso e é o suficiente para me emocionar bastante. 
Mas ele irá sair dessa, vi comentários que seu quadro evoluiu, que ele está melhorando, que a pressão cerebral está melhor.. enfim, se Deus quiser ele vai ficar bem! Ou melhor, vai não, já está!!

Imagino que um dia eu irei entender a razão dessas coisas acontecerem, imagino... por enquanto ficarei cheia de interrogações, sem questionar, sem revolta, mas sem conseguir me conformar... não com o fim da vida ou uma intervenção sobre ela, mas a razão de se dar naquele determinado momento.
Um dos meus maiores desafios, acreditar ou aceitar que essas coisas acontecem, cair a ficha.. ser sensível a essa compreensão, mas sem ficar tão sensível à ela. Um dia.. um dia.. 

"A morte parece menos terrível quando se está cansado." Simone de Beauvoir





E como eu vou fechar meus olhos hoje? Agradecendo.
Pela família que eu tenho, pelos amigos, por quem eu me tornei e pelas mudanças que estão sempre acontecendo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário